Imagem capa - Dicas de alimentação para noivas! por Fotógrafo John Edgard
dicas

Dicas de alimentação para noivas!

O grande dia está chegando!

Com a aproximação do dia do casamento, é comum as noivas ficarem muito atarefadas, são muitos compromissos de última hora, correria para as últimas provas do vestido, checar se está tudo ok com o Buffet, finalizar decoração, últimos ensaios com madrinhas, padrinhos, confirmar viagem, carro que levará noiva ao local da cerimônia ufa! ... check list precisa estar todo em dia. 

E tanta correria pode fazer com que a noiva descuide da sua saúde, especialmente da sua alimentação, conversei com a Nutricionista Fabiana Carvalho, que me passou algumas dicas importantes para você noiva e para o noivo também.

Fabiana é nutricionista especializada em nutrição clínica, relata que é bem comum noivas que estão as vésperas do dia do casamento, chegaram para a consulta com queixas como: cansaço ,indisposição, olheiras, perda ou ganho de peso inesperado , passam longos períodos sem se alimentar, resfriados entre outros.

Tudo isso poderia ser minimizado, se a atenção com a alimentação não passasse despercebida em meio a tantas reuniões, correrias com os preparativos finais. Segundo a nutricionista, quando as noivas passam por uma reeducação alimentar, no início do tratamento, as falhas da alimentação diária são vistas e é feito todo um trabalho com intuito de se obter um fracionamento da alimentação, indicar escolhas dos alimentos conforme as necessidades específicas à fim de alcançar a meta ou objetivo da noiva, quer seja emagrecer (grande maioria) manter seu peso para o grande dia ou simplesmente aprender a ter uma alimentação saudável.


Com a correia dos compromissos pré, é comum as noivas trocarem um almoço super nutritivo, cheio de vitaminas, fibras, proteína e carboidratos complexos por junk food, aquele cachorro quente da pracinha, a batata frita cheia de gordura e ainda de quebra tomar um grande copo de refrigerante, sem falar no consumo exagerado de doces! A impressão que estes alimentos parecem ser mais “práticos e rápidos” podem causar uma falsa idéia de praticidade em meio a falta de tempo e causar “estragos” importantes na sua alimentação, e a conseqüência pode ser a falta de nutrientes essenciais, que justamente são muito importantes nessa fase tão importante para as noivas e para os noivos também.

 Nossas células, nosso sistema imunológico, necessitam de nutrientes para que possam realizar suas funções e em determinados momentos, ou seja, quando estamos passando por algum estresse, vitaminas e minerais são substratos, “combustíveis “ utilizados pelas células, ficando horas sem nos alimentar estamos deixando nosso organismo indefeso “carente” de nutrientes, que são importantíssimos para nossa proteção contra agressores , dentre outras funções , precisamos manter o nosso açúcar do sangue em níveis normais, em homeostase, diz a nutricionista. Para este equilíbrio torna-se fundamental a inclusão de lanches saudáveis nestes intervalos; como por exemplo, as frutas frescas.

Ficar sem se alimentar, ou o fato de consumir excesso de alimentos industrializados, cheios de gorduras, açúcares e zero nutrientes, certamente levará ao ganho de peso indesejado e o pior fará com que o organismo fique totalmente susceptível a doenças e exposto a sinais físicos claros como: cansaço olheiras, cabelos, pele e unhas frágeis, enfim, uma aparência não muito saudável. É tudo que uma noiva não quer para o seu grande dia não é mesmo?

Então, vamos cuidar da nossa alimentação, em especial nessa época mas não abandonando todo conhecimento adquirido ao longo de seu tratamento, o ideal será manter todos os cuidados que foram combinados com o profissional nutricionista para garantir não só um dia maravilhoso, repleto de beleza e saúde, mas sim dar continuidade ao longo dos seus lindos dias que virão pela frente, com direito a muitos Clicks!! 

Ai começa outra nova etapa, a fase da vida de casada... mas este pode ser assunto para outro post ... até mais pessoal!