Imagem capa - Festa de Debutante: O que é e como organizar uma festa? por Fotógrafo John Edgard
debutantes/ festa de 15 anos

Festa de Debutante: O que é e como organizar uma festa?

Festa de Debutante: Tudo que você precisa para organizar a festa perfeita de 15 anos!



A maioria das garotas, por volta dos 13 ou 14 anos, já está começando a pensar na festa de debutante. Afinal, é um ótimo momento e precisa ser planejado até o último detalhe para que seja realmente o seu dia de princesa. 


Mas antes que o dia chegue, você deve fazer planos, listas de convidados, escolher decorações, cenários de festa e muito mais. Portanto, muitas vezes surgem dúvidas, tais como:


Onde você deve começar a planejar sua festa debutante?


O que devo fazer para tornar este momento inesquecível para todos?


É normal que toda debutante queira que sua festa seja a melhor e mais exclusiva, afinal não é só mais um aniversário. É também um momento repleto de tradições, rituais e significados importantes, tanto para a sua família como para você, que deixa de ser menina, para se tornar uma jovem mulher.


Pensando nisso, preparamos este guia para facilitar o planejamento da sua festa e eliminar algumas das dúvidas mais comuns sobre este momento.


 Mas primeiro, qual é a origem desta festa tão importante e emocionante?




Como aconteceram as festas de debutante?


O registro mais antigo da festa foi na segunda metade do século XVI, quando aristocratas europeus realizaram grandes bailes para apresentar suas filhas aos futuros pretendentes e à sociedade, para que ela pudesse ter mais contato com o mundo adulto.


Foi um recomeço para as meninas, que, além do comportamento, puderam se vestir como as mais velhas e nesse dia vestiram dois vestidos: um mais simples para as crianças e, um lindo vestido por um momento na valsa, para representar sua transformação.


O baile geralmente acontecia à meia-noite, e a dança da valsa era o ritmo mais comum na época, então ainda temos esse costume até hoje, por isso essa passagem ainda é chamada de festa de debutante até hoje, porque a palavra vem primeiro do francês début, o que significa começo ou começo.


Como esse costume se espalhou para o mundo?



Durante esse período, viagens em família e até mesmo a mudança para outros países eram comuns. Portanto, eles também herdaram os costumes e tradições que foram passados de geração em geração. No Brasil, a festa de 15 anos foi muito popular na década de 1950 depois de algumas adaptações.


Você já ouviu falar do Sweet Sixteen, não é? Esta é uma versão da festa de estreia realizada nos Estados Unidos e Canadá em homenagem aos 16 anos da menina, que tem sido considerada a idade em que ela é responsável por seus atos, ou seja, a idade adulta.


Por outro lado, em outros países da América Latina, devido às tradições astecas, as pessoas comemoram os 15 anos, ou seja, quando uma menina atinge essa idade já é considerada adulta. Nesse dia, elas recebiam um presente do pretendente e conselhos de mulheres idosas explicando seu comportamento, vestimenta e seguindo tradições.


Ou seja, a festa de 15 anos no Brasil e a festa Quinceañera no México são festas que combinam essas duas tradições, que com o tempo, essas duas tradições se transformam e fazem desse momento um só. Uma festa cheia de alegria e emoção! Agora que você conhece a origem dessa tradição, vamos apresentar passo a passo como organizar sua festa de debutante.


Como organizar sua festa de debutante?


O início do planejamento da festa é também o início da realização dos sonhos. Por isso, nesse momento, o ideal é trabalhar com os pais para que eles encontrem a melhor forma de eternizar esse momento lindo.


1- Onde começar


O orçamento é o começo de qualquer festa. Saber o quanto você pode investir, se adequar às necessidades como buffet, vestido, aluguel de espaço, atrações e decoração personalizada vai tornar muito mais fácil organizar sua festa! Além disso, o orçamento é importante para que as debutantes não se sintam perdidas ou se concentrem em itens não essenciais. Afinal, é muito mais fácil saber onde vai o seu sonho desde o início, para aproveitar cada passo e ficar satisfeita com o resultado!


2. Quem eu convido para a minha festa de 15 anos?


Tão importante quanto o orçamento, o número de convidados é crucial no planejamento de uma festa de debutante. Pois é, isso é determinado com base na quantidade de pessoas que vão escolher o local, na quantidade de comidas, bebidas e até lembranças, ou seja: a quantidade de convidados interfere diretamente em todos os planos!


Então, quem deve ser convidado?


 Primeiro, o número de pessoas deve ser determinado, não os nomes dos convidados. Desta forma, é muito mais fácil ajustar a lista. 


Para decidir isso, pergunte-se: Posso prestar atenção a todos na festa? Devo ligar para todos da classe, professores e vizinhos?


Minha dica é: comece sempre com os melhores amigos e parentes que estão sempre ao seu lado. Afinal, quem se preocupa com a gente sempre tem um lugar no nosso coração, certo? Depois verifique, se quem mora longe tem liberdade para ir à festa e depois faça os ajustes.



3. Encontre o local ideal para a festa de debutante!


A escolha de um salão para a festa de debutante é muito comum, a empresa tem que ser séria, honesta e transparente. Isso mostra seu profissionalismo e transmite uma sensação de segurança. 


Mas, por favor, relaxe! Antes de escolher o espaço ideal, é importante determinar o número de convidados mais ou menos para evitar lotação ou vagas. E você não quer que algo assim aconteça, quer?


4. Marque no calendário


Realizar uma festa de 15 anos é o sonho de qualquer debutante, mas como a maioria das festas é realizada aos sábados ou feriados, nem sempre é possível escolher o dia exato. 


Além disso, a disponibilidade de local, a estação das chuvas e outros fatores também podem interferir na escolha das datas. Então, se você quer uma data bem próxima, comece a planejar o mais rápido possível!


As flutuações de preços também podem ocorrer de um dia para o outro, até mesmo de uma semana para a outra. Avalie o que é melhor para tornar este dia tão mágico como você sempre sonhou. Outro ponto muito importante é lembrar que em uma festa de 15 a maioria dos convidados está em idade escolar, portanto, semanas de exames devem ser evitadas. Afinal, festa é hora de se divertir e não pensar nas provas


5. Escolha o melhor tema para a festa!


Todas as debutantes, querem que a festa tenha a sua cara e que seja única e, que todos se lembrem desse momento. Portanto, a escolha do tema deve partir de alguém que será respeitado naquele momento.


Escolher o tema da festa de debutante pode ser um pouco complicado, então  minha dica é, listar todos os temas que fazem seus olhos brilhar, como filmes, bandas, cores, cidades, hobbies e depois eliminar os que não te agradam.


A partir disso, muitos outros aspectos da festa podem ser vistos como iluminação, decoração, figurinos, música, bufês e bolos.




6. Precisa de ajuda?


Ufa! Há tantas coisas para resolver que um pouco de ajuda profissional é sempre bom!


Considere um serviço de assessoria. Este é um serviço que permite ajudar a organizar e a planejar a sua festa de debutante, principalmente para quem tem menos experiência na organização deste tipo de eventos.


Normalmente realizados por uma equipe ou empresa, os assessores de eventos podem ser contratados separadamente ou incluídos nos pacotes de eventos oferecidos pelas instalações do evento.


Além disso, podem ter diversas modalidades, como preparar a festa desde o início, organizar o dia da festa ou simplesmente iniciar a festa de forma cerimonial. Os consultores já existem há muito tempo, por isso podem ser de grande ajuda para encontrar fornecedores, localizações e preços mais acessíveis, bem como compreender elementos burocráticos como contratos, pagamentos, recebimentos e negociações.


7. Fornecedor: Quem procurar?


Caso opte por não fechar o pacote de festa ou o pacote que não possui todos os itens que você precisa, após pesquisar o local, procure um fornecedor que preste serviços de DJs, bufês, decorações, fotógrafos, produtores de vídeo, músicos e outras atrações, dançarinos, Barman, bolinhos fritos, artistas, etc.


Você pode buscar referências com suas amigas que já passaram por esse momento, ou com um assessor de ventos que tenha uma lista de parceiros ou com seu salão de festa. 


Lembre-se sempre de verificar a qualidade de tudo antes de concluir a transação! 


Para garantir que o fornecedor entrega tudo dentro do prazo, é interessante ter uma lista de telefones e contatos atualizados, para que durante a semana ou dia da festa seja possível verificar o andamento do serviço e dar os detalhes finais.


8. O sonho está tomando forma!


O convite é o primeiro contato com os convidados e com a festa de debutante da aniversariante. Deve conter todas as informações sobre o local, a roupa ideal a ser usada e o horário. 


O importante é que o convidado saiba que precisa confirmar sua presença na festa. RSVP ("RépondezS’il Vous Plaît", responda) é uma forma de controlar melhor o número de convidados. Esse serviço pode ser feito em um site dedicado ou por meio de uma assessoria contratada para a festa. 


Outra coisa muito importante é escolher um convite que combine com o tema da festa, para que todos possam começar a entrar no clima


9. Registre o melhor momento 





Um momento tão importante precisa ser registrado, certo? Para ter uma boa memória, é importante contar com um fotógrafo confiável e com vasta experiência na área de fotografia de eventos.


Procure um fotógrafo que você se identifique, entre no site e redes sociais para conhecer mais sobre o seu trabalho.


Pronto, já escolheu o seu fotógrafo, entre em contato e marque uma reunião, só assim você vai conhecer o que ele tem a te oferecer.


10. O que servir em uma festa de 15 anos?


Muitos salões de festas oferecem buffets prontos com algumas opções personalizadas, o que torna a preparação do menu mais fácil. No entanto, você também pode procurar outras empresas que prestam esses serviços e fornecem produtos mais personalizados.


É importante que o buffet tenha opções que satisfaçam a todos, como aqueles com dietas restritas ou dietas especiais.


Para evitar erros e servir apenas pratos deliciosos na sua festa, marque uma degustação e crie um menu especial de acordo com as suas comidas preferidas com a ajuda de especialistas!


11. Bebidas comemorativas


Em uma festa cheia de adolescentes, o mais prudente é evitar bebidas alcoólicas, mas isso não significa que só sejam servidos sucos e refrigerantes, afinal, também temos adultos na festa.


Para quem não consegue beber álcool, as bebidas não alcoólicas estão cada vez mais requintadas e, através do serviço de bartender, este momento fica mais interessante!


Lembre-se de que as bebidas devem ser identificadas, e as bebidas alcoólicas só podem ser consumidas por maiores de 18 anos


12. A importância do bolo


Quando pensamos em festas de aniversário, o bolo é sem dúvida uma das principais características da festa, pois além de ser uma delícia, tem um grande significado simbólico em todas as festas.


No entanto, devido a razões práticas, economias, custos e higiene em grandes festas, surgiram bolos falsos. Outra vantagem deste bolo é que pode ser personalizado porque é feito de materiais muito resistentes e não cai.


Apesar dos bolos cênicos, você e seus convidados ainda irão experimentar uma deliciosa fatia de bolo! O verdadeiro bolo é fornecido pelo garçom do banquete, evitando a multidão em volta da mesa.


É mais prático, não é?




13. Músicas dos seus sonhos


A música da festa não pode ser ignorada, por isso contratar um DJ é um passo importante para criar o clima necessário para sua festa, pois só ele sabe tocar a melhor música em todos os momentos. 


Mas, é claro, isso deve ser aprovado por profissionais com antecedência, de preferência semanas ou meses.


14. Vestido, cabelo e maquiagem


O vestido é um dos pontos mais importantes da debutante. Mas a dúvida sempre será: quantas mudanças serão feitas? Alugar, comprar ou terminar? 


Porém, antes de se decidir, lembre-se do tema e da paleta de cores utilizadas na festa, além das cores que você gosta, também pode realçar sua beleza.


Como o vestido pode demorar muito para confeccionar, principalmente devido a detalhes e ajustes, recomenda-se, começar a procurar com 8 meses ou 1 ano de antecedência mesmo que alugue.


Cabelo e maquiagem também devem ser pesquisados e arranjados com antecedência.O ideal é discutir com profissionais e, estudar o penteado e a maquiagem que se adequam ao tom de pele, a cor das roupas, e considerar também o tamanho e tipo de cabelo.


15. Torne sua festa de debutante mais divertida




Você conhece as placas divertidas que são comuns nas festas?


Apesar de simples, também devem ser planejados para que a qualidade do produto dure por muito tempo até o final da festa.


Outros acessórios que você pode usar, são pulseiras e colares de néon, que brilham no escuro, e além de máscaras, penas, chapéus engraçados e perucas coloridas, também podem deixar a pista de dança mais colorida.


Você pode atrair seus convidados com atrações especiais, que são comuns há muitos anos.


Por exemplo: cabines fotográficas, carros com comidas diferentes, maquiadores, artistas (artistas envolvidos em eventos especiais ou valsa), comediantes para apresentações de stand-up, bandas, caricaturas.


16. O roteiro na festa de debutante.


No dia da festa, o roteiro deve ser bem claro para todos que vão à festa, desde o recebimento dos convidados até a entrega dos souvenirs, todas as etapas são importantes para que o resultado seja ideal. 


Nesse caso, é importante ter ao seu lado uma assessoria ou outra pessoa responsável pela organização. Pela experiência, o profissional saberá organizar bem a festa e avisará a mudança de horário antes da estreia.


Mesmo assim, é importante entender o roteiro da festa de debutante, não é? Esta é apenas a etapa principal:

  • Recepção;
  • Cerimonial;
  • Jantar;
  • Entrada Da Aniversariante;
  • Entrada Dos 15 Casais;
  • Valsa;
  • Homenagens;
  • Retrospectiva;
  • Parabéns;
  • Pista De Dança;
  • Entrega Das Lembrancinhas



17. A tradição da festa de debutante


Em seu roteiro e orçamento, também é importante considerar se a debutante quer uma festa mais tradicionais ou mais modernas.


Homenagem


Normalmente realizado em forma de vídeo, este é o momento da cerimónia da primeira fase para agradecer aos seus convidados e, familiares ou pais e amigos em homenagem à aniversariante. 


Cheio de emoção, este é o momento que antecede a tão esperada valsa e o momento da abertura de outras cerimônias. 


Entrega de joias ou bonecas / troca de sapatos ou troca de vestido


Esses rituais remetem às origens das festas tradicionais europeias, americanas e canadenses de 16 anos: são transmitidas da infância à idade adulta.


A mudança de vestido também simboliza mais um momento da festa- a dança da valsa, por isso nem sempre é considerada uma cerimônia popular.


A troca de sapatos é feita com a ajuda do pai ou do namorado: tira o sapato  baixo e calça o salto alto para simbolizar o crescimento e a idade adulta da menina.


O ritual da boneca é o menos utilizado na atualidade, mas algumas debutantes ainda gostam do simbolismo: uma boneca, geralmente vestida de debutante, é entregue por uma debutante a uma menina mais jovem e recebe um buquê de flores.


A valsa


A valsa é uma dança utilizada em grandes bailes de muitos séculos atrás, e com o tempo essas formalidades deixaram de existir, mas a dança se tornou uma parte importante do evento de estreia.




Na festa, simboliza a transformação da menina em mulher, então o primeiro casal é o pai (o homem mais importante na vida da menina), e depois vêm o avô, os padrinhos, um príncipe e até um namorado.


15 Casais


A debutante deve escolher 15 meninas e 15 meninos para entrar no salão e formar um corredor, e a debutante entrará no salão pelo corredor para dançar a valsa. 

Para simbolizar cada ano da aniversariante, cada casal segura uma vela acesa.


18. Termine com uma chave de ouro: lembrancinhas


Ah ... espero que esse momento especial dure para sempre, certo? Infelizmente, esse sonho durou apenas uma noite, mas isso não significa que deva ser esquecido! É por isso que as lembrancinhas são tão especiais


Elas são dadas no final da festa, refletindo o tema da festa e permitindo aos convidados relembrar os bons momentos. Por isso, têm o aspecto de festa, podendo ter estilos diferentes, como mais requintados ou feitos à mão pela pessoa que fez aniversário! 


O importante é sempre fazer mais algumas coisas, para não deixar os convidados sem uma lembrança!


O caminho para a festa de debutante é longo e agradável, depois de percorrer todas as etapas, com certeza será um sucesso garantido, e pode contar comigo para te ajudar.


Ficaria muito feliz em registrar esse momento lindo com a minha fotografia e video.


Gostou das fotos desse artigo? Então vamos bater um papo  CLIQUE AQUI!